William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
01/09/2011 00h00
HISTÓRIAS DE POETAS

A obra, a vida e fatos inusitados
sobre os maiores poetas do mundo


   A série de perfis biográficos HISTÓRIAS DE POETAS, de William Mendonça, surgiu para integrar a página dedicada à poesia do jornal A VOZ DE MARAMBAIA, dirigido pelo professor e poeta Osvaldo Luiz Ferreira, em Itaboraí-RJ. A idéia foi incentivar os leitores a conhecer melhor os principais nomes da poesia universal, chamando a atenção para fatos inusitados e até pouco comentados a respeito dos poetas. Foram publicados os primeiros seis perfis no jornal, até sua paralisação, mas o autor, considerando relevante a temática, decidiu continuar a escrever a série para posterior publicação.
   Em HISTÓRIAS DE POETAS, William Mendonça aborda sempre o chamado “lado B” dos poetas que biografa. Fala, por exemplo, sobre o heterônimo astrólogo de Fernando Pessoa, sobre a participação de Tomás Antônio Gonzaga na Inconfidência Mineira e na atuação como matemático de Omar Kahhyam. Mas tudo isso sem deixar de lado a referência aos principais poemas e livros de cada poeta.
   Inicialmente, a série HISTÓRIAS DE POETAS foi programada para conter 50 nomes, com poetas de várias partes do mundo, para publicação na imprensa. No entanto, com a criação  do site www.williammendonca.com.br, e a posterior publicação dos perfis biográficos na internet, o autor decidiu que a série teria, ainda, cinco perfis biográficos “bônus” (abordando poetas conhecidos também por outros grandes talentos, como Shakespeare e Edgar Allan Poe) e uma “linha do tempo”, posicionando os biografados ao longo da história da literatura.
   Metade da série HISTÓRIAS DE POETAS já foi publicada no site www.williammendonca.com.br. O e-book com a versão completa da série, incluindo a “linha do tempo” e sugestões de bibliografia a respeito de cada biografado e sua obra, será publicado no início de 2020.

   Veja aqui, os links para os perfis biográficos já publicados da série HISTÓRIAS DE POETAS, de William Mendonça:

Ana C.
Bocage
Camões
Cecília Meireles
Chacal
Charles Baudelaire
Cruz e Souza
Edgar Allan Poe
Emily Dickinson
Fernando Pessoa
Florbela Espanca
John Keats
Jorge de Lima
Lord Byron
Omar Kahyyam
Pablo Neruda
Petrarca
Rimbaud
Safo
Sylvia Plath
Tagore
Tomás Antonio Gonzaga
T. S. Eliot
Vinícius de Moraes
William Shakespeare

Publicado por William Mendonça
em 01/09/2011 às 00h00
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.