A vida e a obra dos grandes
nomes do teatro mundial
A série de perfis biográficos GENTE DE TEATRO, de William Mendonça, surgiu a partir de sua experiência como oficineiro teatral na Cia. Parafernália de Teatro, de Itaboraí-RJ, sob a coordenação do diretor Zeca Palácio. Como a maioria das oficinas de teatro privilegia as atividades de improvisação e os jogos teatrais no palco, percebe-se que o ator iniciante, geralmente, sai mal informado sobre a teoria teatral, as principais peças e a cronologia da evolução do teatro como arte.
O autor considerou que, ao invés de abordar a teoria teatral por seus tópicos – falando, por exemplo, do Teatro Dialético, do Teatro do Absurdo ou do Teatro do Oprimido como maneiras de se criar o espetáculo – seria mais interessante abordar os grandes nomes da arte teatral – diretores, dramaturgos, atores e teóricos. Essa abordagem permite que o ator iniciante compreenda melhor a cronologia do arte teatral e tome contato com os modos de ver e fazer teatro, desde a antiguidade até os dias de hoje.
Inicialmente, a série GENTE DE TEATRO foi programada para conter 50 nomes, com artistas brasileiros e estrangeiros, que comporiam uma apostila ou livro. No entanto, com a criação do site www.williammendonca.com.br, e a posterior publicação dos perfis biográficos, o autor decidiu que a série teria, ainda, cinco perfis biográficos “bônus” e uma “linha do tempo”, posicionando os biografados ao longo da história do teatro.
Parte da série GENTE DE TEATRO está sendo publicada no site www.williammendonca.com.br, com previsão de conclusão em 2022. O e-book com a versão completa da série, será publicado ainda em 2022.
Veja aqui, os links para os perfis biográficos já publicados da série GENTE DE TEATRO, de William Mendonça:
Antonin Artaud
Ariano Suassuna
Aristófanes
Arthur Miller
Bernard Shaw
Bertold Brecht
Dario Fo
Dias Gomes
Erwin Piscator
Ésquilo
Eurípedes
Gianfrancesco Guarnieri
Gil Vicente
Gordon Craig
Henrik Ibsen
Jean Genet
Jerzy Grotowiski
João Caetano
Luigi Pirandello
Maria Clara Machado
Max Reinhardt
Moliére
Peter Brook
Procópio Ferreira
Samuel Beckett
Sófocles
Stanislavski
Stella Adler
Stephen Sondheim
Tchekov
Vianinha