William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
23/05/2021 21h00
ESCRITORES DE SCI-FI, FANTASIA E AFINS

Eles tiveram visões deste e de outros 
mundos para abrir a nossa mente

   O que faz de alguém um profeta? Acertar em suas previsões ou apontar caminhos? Lançar ao tempo profecias que se realizem ou provocar, com suas palavras, que elas aconteçam? O site passa a publicar neste mês a série de perfis biográficos ESCRITORES SCI-FI, FANTASIA E AFINS, de William Mendonça. Inspirada na série dirigida e apresentada por Ridley Scott, que apresenta alguns dos principais autores da ficção científica de todos os tempos, a série de perfis biográficos também segue o modelo de outras compilações produzidas pelo autor, desde o início dos anos 2000.

   Áreas correlatas na chamada literatura de gênero, a ficção científica e a fantasia se entrecruzam, com autores que viajam com igual sucesso pelas duas paisagens, daí a ideia de unir quem realmente marcou gerações com suas profecias, mundos fantásticos, poderes extraordinários, ciência ou magia. Na série há espaço para que o autor – ele mesmo um romancista e contista de ficção e fantasia – revisite suas influências. 

   Na ficção científica, a viagem vai da chamada Era de Ouro, com Isaac Asimov, Ray Bradbury e Arthur C. Clarke, ao Cyberpunk de Bruce Sterling e William Gibson, do pioneirismo de Mary Shelley as aventuras espaciais de Edgar Rice Burroughs, passando por Julio Verne, H. G. Wells, Robert Louis Stevenson, Edgard Allan Poe e H. P. Lovecraft. Na fantasia, qualquer autor de destaque entre J. R. R. Tolkien e J. K. Rowling está presente.

   Para completar, autores de outro gênero querido entre os leitores de aventura, as histórias policiais, fazem parte do time. Impossível falar dos grandes autores de gênero dos últimos duzentos anos sem citar Arthur Conan Doyle e Agatha Christie, para lembrar apenas os mais emblemáticos. O exercício de reencontrar esses autores amplia os horizontes de quem busca o futuro no passado literário, tão criativo.

   A série de perfis de ESCRITORES DE SCI-FI, FANTASIA E AFINS tem a previsão de conter 50 nomes, abrangendo especialmente os séculos XIX e XX, nos quais esses gêneros se desenvolveram, movidos pela revolução industrial e a teoria da evolução das espécies. Parte dela passa a ser publicada no site do autor, www.williammendonca.com.br, sem a previsão de regularidade, na expectativa de se tornar um livro ao fim do projeto. O autor espera oferecer todos os perfis na forma de e-book, juntamente com as demais séries que já estão em produção, no início de 2022. Também será produzida para o e-book uma “linha do tempo”, posicionando os autores em sua época, além de informações complementares a cada perfil.

   Acompanhe aqui a lista dos perfis já publicados da série ESCRITORES DE SCI-FI, FANTASIA E AFINS:

Aldous Huxley
George Orwell
H. G. Wells
Kurt Vonnegut
Michael Crichton
Octavia E. Butler
Ray Bradbury

Publicado por William Mendonça
em 23/05/2021 às 21h00