Começo a publicar hoje no site alguns perfis biográficos que são, na verdade, homenagens a pessoas que me inspiraram, através dos personagens que encarnaram na longa franquia se TV, cinema e afins STAR TREK. É algo que estou produzindo sem pressa, de acordo com algumas questões mais emocionais e pessoais do que objetivas do ponto de vista jornalístico.
Estreio, quase de forma inevitável, com o perfil de Leonard Nimoy, que viveu por mais de 50 anos em várias fases o personagem mais marcante da franquia - o oficial de ciências vulcano Sr. Spock. Desde o piloto da série, entitulado "The Cage", produzido em 1964, Nimoy se entregou a construir Spock, dando a ele características que suplantaram roteiros e direção. Foi fundamental para a criação da cultura do planeta Vulcano, algo indissociável do sucesso da série.
Mas aparecerão por aqui outros nomes, em duas séries planejadas e em produção - uma para os primeiros quarenta anos da franquia e outra até os dias de hoje, a partir do reboot nos cinemas com a chamada Kelvin Timeline e novas séries. Ainda em junho, publicarei os perfis de outros atores da série clássica que, infelizmente, já faleceram: Nichelle Nichols (a oficial de comunicações Uhura), James Dooham (o engenheiro Scotty) e DeForest Kelley (o médico Dr. McCoy). Além deles, o perfil de William Shatner que viveu o capitão James T. Kirk.
O fenômeno de mídia, que atrai até hoje uma legião de fãs, que se reúnem em convenções super concorridas ao redor do mundo, reverberou em gerações de novos cientistas e novos escritores, abriu portas em questões raciais e no feminismo, provocou o mundo que vivia em guerra mostrando uma sociedade pacífica na terra (inclusive com um tripulante russo na Enterprise durante a Guerra Fria).
Hoje, mais viva do que nunca, Star Trek aborda decisivamente questões éticas para um novo tempo e também a inclusão LGBTQIAPN+ em novas séries. Certamente, Star Trek é para mim uma paixão de infância e, diferente do que acontece com muitas paixões de nosso tempo de inocência, ela nunca me decepcionou.
Vou disponibilizar neste post os links para os perfis, à medida em que eles forem publicados no site. Fiquem ligados! Vem mais por aí.