DEFOREST KELLEY
Do Velho Oeste aos confins do espaço
DeForest Kelley lembrava, com muito bom humor, durante palestra em 1994, que antes de ser um médico tinha matado muita gente nos westerns de Hollywood – e que, provavelmente, ter encarnado o Dr. Leonard "Bones" McCoy na série Star Trek deve ter servido para salvar sua alma. Quando foi escalado por Gene Roddeberry para viver o rabugento médico espacial, Kelley já tinha mais de 20 anos de carreira e, por pelo menos uma década, tinha se especializado em viver os proverbiais cowboys, sempre armado e a cavalo.
Nascido em 20 de janeiro de 1920, em Toccoa, Geórgia, nos EUA, Jackson DeForest Kelley cresceu em outras cidades do estado sulista, como Conyers e Atlanta. Com talento para a música, o jovem "De", como era conhecido, cantou no coro da igreja e chegou a se unir a uma big band para apresentações no Atlanta Paramount Theater. Mais tarde, ele se mudaria para a Califórnia, participando do Long Beach Theater Group.
Durante a 2ª Guerra Mundial, DeForest Kelley atuou em filmes de treinamento, feitos pela Paramount para as forças armadas americanas. O ator prosseguiu no estúdio e fez sua estreia no filme "Fear in the Night" – o primeiro de mais de uma centena de créditos em cinema ou TV em sua longa carreira. Em 1959, conheceu o futuro criador de Star Trek em um teste para elenco e acabaria se tornando amigo de Roddenberry.
DeForest Kelley chegou a fazer o teste para viver o vulcano Sr. Spock para o piloto da série, “The Cage” (1964). No entanto, De não gostou do papel – achava-o pouco expressivo. E o médico no episódio piloto já tinha dono: John Hoyt, que viveu o Dr. Phillip Boyle. Quando a série começou a ser produzida, Roddenberry definiu o trio de protagonistas, unindo o médico Dr. McCoy, vivido por Kelley, ao capitão James Kirk e seu oficial de ciências Spock.
A frase “He’s dead, Jim!”, dita dezenas de vezes nos episódios da série clássica, quando o médico já não tinha nada mais a fazer, se tornou um bordão do personagem. DeForest Kelley encarnaria o médico durante as três temporadas da série original, faria a voz de McCoy na série animada e seria presença marcante em seis filmes de Star Trek nos cinemas. Também participaria do primeiro episódio de Star Trek: a Nova Geração, chamado “Encontro em Fairpoit” (1987), quando McCoy é um veterano almirante aposentado que visita a nova Enterprise.
Kelley foi casado por 54 anos com Carolyn Dowling, mas nunca teve filhos. Ao longo da vida, duas causas sempre o mobilizaram: o bem estar das crianças e dos animais. O ator fazia visitas e também contribuía para hospitais infantis e entidades de proteção aos animais. Seu amigo e assistente Kris M. Smith escreveu a biografia "DeForest Kelley Up Close and Personal: A Harvest of Memories from the Fan Who Knew Him Best" (2015).
DeForest Kelley seria o primeiro integrante da tripulação original de Star Trek a falecer. Ele morreu em decorrência de um câncer no estômago, em 11 de junho de 1999, na cidade de Los Angeles, na Califórnia.
(Parte da coletânea ATORES EM STAR TREK (1), em produção, de William Mendonça. Direitos reservados.)