William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
04/05/2007 23h04
FICÇÃO CIENTÍFICA E FANTASIA
Uma das minhas paixões é a ficção científica, e ela finalmente chega ao site, com a publicação do e-book "Viajante Noturno", que reúne contos escritos no longo período entre 1990 e 2004.
Explica-se: minha produção no gênero é, por assim dizer, bissexta - e ainda inclui obras inacabadas e duas noveletas completas, que talvez cheguem ao site num futuro próximo.
Para dar um gostinho a quem não quer baixar um e-book "no escuro" publiquei dois contos avulsos, "Muito além de mim mesmo" e "Eternidade", dois textos da fase inicial, lá de 1991.
Aproveito para avisar que, nos próximos dias, estarei publicando novas versões dos e-books que já estão no ar.
Publicado por William Mendonça
em 04/05/2007 às 23h04
 
17/04/2007 22h26
NOVA CANÇÃO NO SITE
Você que visita este espaço, aproveite para conferir uma nova canção, acessando a área de ÁUDIO/VOZ no menu ao lado.
A música chama-se "Carametade" e é mais uma parceria deste letrista que vos fala com o compositor e tecladista Ricardo Mann.
Nossa amizade, de 25 anos, é celebrada neste sambinha, bom de ouvir e de cantar. A gravação informal foi feita em 2003, e conta com os vocais do próprio Ricardo na introdução da música. Ele também foi o responsável pelo teclado e percussão eletrônica, enquanto eu apareço com voz e violão.

Ouça e deixe o seu comentário.
Publicado por William Mendonça
em 17/04/2007 às 22h26
 
24/03/2007 23h49
BALAIO GERAL - 24/03/2007
Passo a publicar no diário do site, a coluna BALAIO GERAL, que mantenho no jornal O ALERTA, de Itaboraí. O jornal é mensal mas a coluna, no site, pretende se tornar semanal.

A VOLTA
Nem sempre as coisas correm como a gente espera e, contrariando as expectativas, cá estou eu novamente assinando uma coluna de cultura no ALERTA. Para marcar a nova fase e abrir caminho para mudanças que podem acontecer em breve, mudamos o nome de INFORME CULTURAL, encerrado em outubro do ano passado, para BALAIO GERAL. A idéia é trazer notas sobre a cultura local e geral, variedades e até mesmo colaborações. Com a coluna, entra no ar o blog do BALAIO GERAL e você também pode acessar o site do colunista, www.williammendonca.com, e deixar o seu recado.

RINDO À TOA
Quem tem talento sobrevive até mesmo às pressões mais fortes e desleais. O elenco do show de humor FAZ-ME RIR, que traz Tiago Atzevedo, Wanderson Rosceno, Sergio Santal e Bianca Barboza, é um exemplo vivo disso. Proibido de encenar, e até mesmo de ensaiar, o seu espetáculo no Teatro de Itaboraí, por divergências com a sub-secretaria de Cultura, os atores trataram de seguir o seu caminho de sucesso em outras paragens. Em março, a turnê passou por , no Teatro Sala Paratodos, no Lido Center, Av. Quintino Bocaiúva nº 325 em São Francisco, no dia 15, e pelo Rio nos dias 17 e 18 no Grajaú Tenis Clube. (no Grajaú). É uma das melhores produções de humor que já surgiram em Itaboraí, e tem todo o mérito de ter vida longa no circuito profissional.

E O REDENTOR?
Quem traz a lembrança é Janine Schneider: “no dia 07 de julho serão divulgadas as novas 07 Maravilhas do Mundo e o Brasil está concorrendo com o Cristo Redentor”. O Brasil, e o Rio de Janeiro especificamente, estão numa maré depressiva – muita violência, descrença nos governantes, até mesmo o futebol já não é mais o mesmo. Dar um voto para o Cristo Redentor, realmente uma maravilha moderna que é a cara do Rio, é pelo menos um alento e uma esperança, mesmo que não mude nada nessa realidade difícil que vivemos. Para votar, basta acessar o site www.corcovado.com e clicar na bandeira do Brasil para votar. Valeu, Janine!

HEROES É 10
Quem ainda não viu, porque não tem a tão sonhada TV por assinatura, vai ver em breve – pode ter certeza. A série Heroes, que surgiu com a banca de sucessora de “Lost”, é realmente produto de primeira qualidade. Mistura humor, ação, linguagem de quadrinhos e violência com inteligência, deixando o suspense no ar em virtude da origem das mutações que transformam pessoas comuns em seres superpoderosos. Alguns personagens certamente vão marcar época – como o japonês Hiro, que controla o tempo e pode se teleportar. Estão lá Ali Larter, de Premonição 1 e 2, e algumas promessas de atores, que já fizeram filmes de menor importância. Mas o destaque é mesmo para a história. Fique de olho.

OSCAR
Quem se deu ao trabalho de assistir a entrega dos Academy Awards (o popular Oscar) devia estar com uma insônia terrível, pois neste ano tudo era muito previsível, especialmente a confusa transmissão para o Brasil. A Globo, com José Wilker mais perdido que cego em tiroteio, continuou transformando a festa em algo estranho. A TNT, canal por assinatura, teve a presença de Rubens Ewald Filho, um cara que entende muito de cinema, mas teve tantas falhas na transmissão que é melhor nem enumerar aqui. É claro que Martin Scorcese produzido pela PLENARTE e pela VIA DAS ARTES.”, um filme comum. A festa mexicana de “Babel” e “O labirinto do Fauno”, que levaram vários prêmios, fez lembrar que o Brasil mais uma vez ficou fora da disputa.

BOA LEITURA
Você que está aí querendo uma leitura interessante, escrita por brasileiros, mas que tenha aquele tom moderno que todo mundo procura em Dan Brown e outros best-sellers, vale conferir PROJETO AIC – METAMORFOSE, de Lion Goya, publicado pela editora gaúcha Arquétipos Tred. Suspense e muita informação misturam ficção e realidade em uma leitura que prende a atenção. A trama traz um psiquiatra, especializado em psicopatologia de assassinos em série, que é chamado para opinar sobre um crime bárbaro, e acaba participando de uma investigação paralela. Se for difícil encontrar nas livrarias, acesse o site www.arquetipostred.com.br, para conseguir um exemplar.

AVES BRASILEIRAS
Esta coluna recebeu o DVD “Aves Brasileiras”, um projeto muito criterioso e extenso de catalogação de aves do nosso país, que pode ser muito útil para quem gosta do assunto. São parte de um acervo de cerca de 12 mil fotos de autoria do engenheiro Carlos Von Weiser, reunidas ao longo de sua vida. Ele apresenta mais de 800 espécies de aves de todos os pontos do país, além de parte da Amazônia venezuelana. As fotos de Von Weiser já ilustraram vários calendários, agendas, livros e postais, e agora, quando o autor chega aos seus 85 anos, foram reunidas. O projeto teve o apoio do Ministério da Cultura, produzido pela PLENARTE e pela VIA DAS ARTES.

(Publicada no jornal O ALERTA, edição 776, março de 2007)
Publicado por William Mendonça
em 24/03/2007 às 23h49
 
20/01/2007 22h03
FIM DE FÉRIAS
Os amigos que visitam este site já perceberam que, há algumas semanas, eu não publico novos textos por aqui. Aproveitei a passagem de ano para me dar umas férias, mesmo que trabalhando. Mudei o foco temporariamente para algumas outras atividades que estavam aguardando atenção, caso da astrologia - que estudo há quase 20 anos - e a organização de textos que ainda estavam engavetados ou inacabados.
O site é agora o meu lugar, e chegou a me afastar do velho blog porque é realmente mais completo. Ele já comporta, no momento, uma boa amostra do meu trabalho em literatura, teatro e música e, por isso, não requer aquela atenção diária que o blog exige. Isso também considero um ponto positivo.
Mas tenho o compromisso de continuar publicando por aqui, já que as edições de papel são tão difíceis de fazer. Hoje trago dois poemas "rodados", que fizeram parte da coletânea "Simples Palavras", que lancei em 1987 com Marcello Pires Alves e Margarida Moutinho - uma edição informal que foi minha estréia em livro.

Continuo por aqui ... Mais uma vez, agradeço a sua visita e o seu comentário.
Publicado por William Mendonça
em 20/01/2007 às 22h03
 
26/12/2006 00h32
MAIS UM ANO DE VIDA
Exatamente às 7 horas e 15 minutos deste 26 de dezembro eu comemoro meus 38 anos de vida. Foi em Niterói que pintei neste mundo e ainda estou por aqui testando os vários caminhos e portas que a vida me abre. Neste período do ano geralmente não festejo, reflito, não comemoro, planejo.

Neste ano, os motivos de alegria foram muitos, mais e maiores que as tristezas. Isto sim é uma bênção.

É bom abrir os olhos, ver o mundo e saber que continuo lutando ...
Publicado por William Mendonça
em 26/12/2006 às 00h32
Página 23 de 26
« 21 22 23 24 25 26