Por William Mendonça
Olá, esta coluna, depois de um longo período no jornal O ALERTA, aparece agora em O GRITO, a convite da direção deste jornal tradicional, que há 26 anos circula em Tanguá, Itaboraí e região. Qualquer nota ou colaboração pode ser enviada para o site do colunista, www.williammendonca.com, onde você também poderá encontrar outros textos de William Mendonça.
GENTE DE TEATRO I
Um dos destaques da cena teatral em Itaboraí e Tanguá é o ator e diretor Guto Souza. Apenas um ano após sua volta a Itaboraí, Guto já conquistou o importante prêmio de ator de destaque de 2006, oferecido pela Rádio Cultura de Itaboraí, por seu trabalho na peça “O Cangaceiro na Internet”. No mês passado, apresentou a peça “Cabelinho vermelho e Dr. Mel”, trabalho de formatura da primeira turma de seu curso de teatro, que está sendo ministrado no amplo espaço do Karla Shopping, aos sábados. Além disso, trabalha na rede municipal de Educação de Tanguá, também com aulas de teatro.
GENTE DE TEATRO II
O colunista William Mendonça acabou de entregar um novo texto ao diretor Zeca Palácio, que está em fase de ensaios com um grupo teatral de Duque de Caxias. A história, que conta os bastidores do teatro em uma comédia muito divertido, é uma parceria com Virgínia Gomes, e deverá chegar aos palcos no início do ano que vem. Zeca também dirige o espetáculo CORPORATION FUZUÊ O LIXO BARATO DE SUA TV !!!, com Paulo Filipe, Allan Rhangel e Rafael Menezes - a chamada "A Trupe Los Amotores, que fez uma temporada de sucesso no Teatro João Caetano de Itaboraí.
GENTE DE TEATRO III
O grupo teatral Contaminável é, salvo engano desta coluna, o único a se manter em atividade regular em Tanguá. Mesmo reconhecendo o bom trabalho dos responsáveis pelo setor cultural no município, que promoveram vários avanços como a conquista do espaço da Estação para a Cultura e têm incentivado as artes cênicas nas escolas, não há como negar que a cidade já comportaria uma sala de espetáculos, mesmo que pequena – um Teatro Municipal de Tanguá, ou coisa do gênero – onde poderiam ser exibidos, também, filmes. Uma opção de lazer. Pois o trabalho de resistência de atores como Gislayne Almeida e seu grupo seriam muito mais valorizados na cidade com um espaço para apresentação.
FAIXA ETÁRIA
O encontro de motos de Tanguá, em si, já é uma notícia – pois é um evento não apenas social, mas cultural. Mas a presença da banda Faixa Etária no evento merece destaque, pela qualidade de seu trabalho. O show acontece no próximo sábado, às 22 horas.
FAZ-ME RIR!
Não chega a surpreender, principalmente para quem conhece os atores envolvidos no espetáculo, mas é digna de elogios a trajetória de sucesso do espetáculo “Faz-me Rir!”, um engraçadíssimo show de humor com BIANCA BARBOZA, SÉRGIO SANTAL, TIAGO ATZEVEDO e WANDERSON ROSCENO. Em temporada há quase dois anos, em turnê pelo Estado do Rio (apresentações elogiadas em Niterói e no Rio), o espetáculo é composto por uma série de cenas e vinhetas com personagens hilários. Repetindo as palavras da comunidade para o “Faz-me Rir!” no Orkut, “a platéia é surpreendida por textos extremamente inteligentes com um elenco de humoristas natos” e “ você pode ir a todas as apresentações, pois cada uma traz novos personagens inseridos num contexto diferente”. Resumindo: é riso certo.
PIRATARIA É MODA
A discussão interminável sobre o filme “Tropa de Elite”, um fenômeno de popularidade por conta da pirataria, mostra como a ética “nunca na história deste país” está mergulhada na lama. É claro que há sintomas mais gritantes da falta de ética, como o mensalão, a crise em torno de Renan Calheiros, só para citar alguns. Mas no campo da cultura, “Tropa de Elite” bateu todos os recordes. Cheguei ao cúmulo de encontrar cópias, piratas é claro, do filme em uma locadora de vídeo (que, pelo visto, também deve ser pirata), e soube da exibição do filme para turmas de uma tradicional escola de Itaboraí antes mesmo de sua estréia no cinema, ensinando aos alunos que a pirataria é tolerável. Oficialmente, o filme só vai chegar a Itaboraí e Tanguá quando os DVDs legais chegarem às locadoras legais, mas você já viu, não é?
REGISTRO NACIONAL
No dia 23 de Novembro, a partir das 18 horas, a Banda Registro Nacional estará lançando o CD "O Momento a Gente é que Faz", no Teatro Municipal Jaão Caetano em Itaboraí, com a direção do onipresente Zeca Palácio. O CD, com material inédito, é a demonstração da qualidade da banda - conhecida por suas apresentações com covers do rock dos anos 60 aos 80 em diversos eventos da cidade. A banda é formada por Dida (vocal), Paulo Jorge e Cláudio (guitarras), Patrick (teclado e violão), J. Henrique (baixo) e Vieira (bateria).
LIVRO DOS TUBARÕES
Janeiro de 2008 vai marcar a passagem dos 20 anos do primeiro show da banda Tubarões Voadores, o grupo de rock que foi um dos precursores do crossover e que surgiu na cena do BR dos anos 80 apenas com a cara e a coragem, vindos da distante e desconhecida terra de Itaboraí. Pois é, o grupo itaboraiense que foi elogiado por Lulu Santos, Dado Villa-Lobos, Marcelo D2 e Arthur Dapieve (este inclusive no livro sobre BRock dos anos 80), que dividiu palco com o Sepultura e que influenciou grupos como os Raimundos, nasceu na terra de João Caetano. Quem quiser conferir um pouco dessa história, já pode acessar vários vídeos dos Tubarões no YouTube, pelo link http://www.youtube.com/profile?user=rockdeitaborai. Outra novidade que está chegando, para marcar a passagem desta data, é o livro contando a história dos Tubarões e do rock de Itaboraí nas décadas de 80 e 90, que está em fase de elaboração. Se você presenciou os shows dos Tubarões, comprou os discos ou simplesmente viveu a cena roqueira da cidade, acesse a comunidade da banda no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6472284) e deixe o seu depoimento. Ele pode entrar no livro.
(coluna publicada no jornal O GRITO, edição de 19/10/2007)