William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
28/08/2024 12h00
MULHERES PIONEIRAS DO BRASIL EM TANGUÁ, PELA LPG

Um projeto muito gostoso de participar, até porque ser da minha filha Amanda Gomes, ilustradora e aquarelista, é a exposição MULHERES PIONEIRAS DO BRASIL. A primeira fase do projeto, em que Amanda apresentou dez aquarelas de mulheres que desbravaram o caminho em diversas áreas no Brasil, aconteceu em 2022 - com uma exposição na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí. 
Agora, com recursos do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo, em edital publicado pela Secretaria de Cultura e Turismo de nossa cidade, Tanguá, Amanda pôde produzir mais 20 aquarelas dessas mulheres, abrangendo esporte, cultura, comportamento, política, profissões variadas, enfim, um espectro amplo da influência das mulheres no crescimento do Brasil e na conquista de direitos para as próprias mulheres.
Minha participação nisso tudo, além da ajuda na produção e na construção do projeto apresentado, passa pela produção de textos biográficos (pequenos textos de 140 a 150 palavras) sobre cada uma das retratadas pelas belas aquarelas de Amanda Gomes.
No caso da exposição, que ficou em cartaz de 20 a 22 de agosto, inicialmente como previsto pela Paulo Gustavo, mas que acabou sendo prorrogada até o dia 27 do mesmo mês, a escolha do espaço foi um dos grandes acertos. Levar a exposição não para um espaço cultural central, mas sim para um na periferia urbana de Tanguá, no bairro de Bandeirantes 2, fez com que o projeto alcançasse um público inteiramente novo, pessoas que, muitas vezes, tomaram contato com uma exposição de artes plásticas pela primeira vez.
A recepção por parte da direção e equipe da Estação Cidadania de Bandeirantes 2 é algo que se deve destacar, pois a iniciativa de uma exposição como esta era algo inédito naquele espaço - em uma espécie de galeria aberta, na área de circulação do centro cultural. Crianças e jovens, grande presença de mulheres e até mesmo de escolas, tudo contribuiu para que o projeto tivesse visibilidade e provocasse as discussões e reflexões que buscava provocar.
Para completar, Amanda Gomes ofereceu duas contrapartidas. A primeira, para a cidade de Tanguá, foi a produção dos retratos de três mulheres de destaque na história do município: Maura conceição, Dulce Lopes Garcia e Tereza Campins Gonçalves. A segunda, para a Estação Cidadania, foi uma oficina de aquarela, realizada no dia 27 de agosto, inteiramente gratuita, em que a artista atendeu a um grupo de 22 alunos, oferecendo todo o material. 


MULHERES PIONEIRAS DO BRASIL é um projeto sempre em andamento. Há mais e mais mulheres a serem retratadas, buscando tirar da invisilidade histórica os rostos dessas personagens que foram fundamentais para a construção de um Brasil melhor. Deixo aqui algumas fotos e o link para o álbum de fotos aqui no site e o perfil do projeto no Instagram. Em breve, a exposição irá alcançar outros espaços na região. Aguardem.

 

Fotos da Exposição e da Oficina

Perfil do projeto no Instagram - @mulherespioneiras_brasil

Publicado por William Mendonça
em 28/08/2024 às 12h00