Chegar a esse final de ano tem sido um desafio. O cansaço que 2023 e seus desafios me trouxeram, junto com a idade dos 55 anos, é um companheiro nesses dias, em que tenho tentado cumprir as missões que surgem, sem muito sucesso.
Pelo menos, consegui dar um presente singelo aos leitores que, eventualmente, passam pelo site, com a publicação de um texto por dia. Nesse caso, o desafio foi escolher os textos, criar uma espécie de projeto editorial, que garantisse uma ordem de publicação coerente. Graças a mais esse esforço, consegui superar a marca de 400 textos publicados e, além disso, postar algumas gravações antigas de músicas inéditas.
Em 2023, pude desenvolver um trabalho de que me orgulho na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres. E tive a grata felicidade de voltar a me envolver no movimento dos saraus de poesia. Gosto de falar poesia, porque o verso escrito ou lido nunca é igual ao verso que se escuta. Há alguma magia nisso - a incrível magia do entendimento. Por isso, agradeço essa oportunidade.
Posso ter algumas intuições, mas realmente não sei o que 2024 me reserva. Espero, apenas, que esteja tudo bem em minha família, com todos chegando mais perto de realizar os sonhos e objetivos. A felicidade deles é a minha felicidade, sempre. E, do ponto de vista pessoal, se houver a chance de publicar um livro físico, seria como acertar na loteria. São quase quarenta anos produzindo literatura, mas quase tudo publicado de forma esparsa na imprensa ou de forma virtual, aqui no site. Veremos o que virá.
O cansaço apenas me lembra que a luta é difícil. Mas também que não fui vencido, porque continuo lutando, apesar do cansaço. No fim, sempre há recompensas para quem persevera. Que venha 2024, com novas energias!
Na foto, eu ao lado de alguns companheiros do Sarau (Uni)versos Livres na Casa de Cultura. Da esquerda para a direita: Adilcilene Pereira, Pedro Garrido (organizador do sarau), Cleidiane Montel, J. C. Gomes, eu e meu grande amigo e parceiro musical Ricardo Mann, que me deu a alegria de participar regularmente dos saraus em Itaboraí falando sua poesia.