Uma viagem pela música clássica
através de seus grandes nomes
Produzir várias séries de perfis biográficos ao mesmo tempo tem seu lado ruim: há uma demora acentuada em se conseguir concluir cada uma delas. No momento, com pelo menos dez séries em produção, percebo que este é um problema que só será vencido com mais planejamento e ação. No entanto, o lado bom é poder me deparar com diversos assuntos e pessoas interessantes, que têm histórias e obras inspiradoras. Contar essas histórias é gratificante, bem como pesquisar sobre elas durante o processo.
Essa premissa é válida também para a série GÊNIOS DA MÚSICA, que traz um panorama da música clássica através de seus grandes nomes. Começo a publicação aqui neste mês de dezembro, aproveitando a iniciativa de postar um texto por dia no site neste mês. Mais do que escrever sobre esses personagens, tenho aproveitado a oportunidade para ouvi-los, me aprofundar em uma das minhas paixões mais antigas, a música erudita. Algo que vem da infância.
Lembro-me como se fosse hoje de ouvir os discos de vinil de Beethoven, Bach e Chopin, apenas para citar os que mais me marcaram, ainda criança. Minha mãe trabalhou em casas onde a música clássica circulava e era comum ver alguém regendo uma orquestra imaginária, durante a audição de alguma sinfonia. Eu, que morei nessas casas e que sempre acompanhei minha mãe em seu trabalho, ficava fascinado com os sons dos instrumentos, muitos dos quais só fui conhecer na adolescência.
Também tive o prazer de ter aulas de educação artística, já no final do ensino fundamental, em um livro sobre música, que trazia as primeiras noções sobre as herméticas partituras e sobre a formação da orquestra, além de pequenos perfis dos grandes autores. Procuro esse livro até hoje, sem encontrar, pois não me recordo o nome. Uma falha terrível na minha biblioteca.
Com GÊNIOS DA MÚSICA tento reviver um pouco dessa atmosfera de encantamento, e reviver momentos de felicidade ao som de músicas imortais que têm tanto ainda a ser descoberto, mesmo depois de séculos de audições. Recomendo que você, após a leitura de algum desses perfis, escute o que eles fizeram de melhor. E escute de novo. São viagens que não têm fim.
Segue, abaixo, a lista dos nomes da série GÊNIOS DA MÚSICA já publicados aqui no site. Leia, comente e compartilhe.