Eles criaram obras e conceitos que
apontaram caminhos para arte
Além das séries de perfis biográficos que já estão sendo publicadas no site, há outras duas que estão em produção e que iniciei, neste mês, a apresentar aos leitores. A primeira delas é MESTRES DA ARTE, um passeio pelos principais nomes das artes plásticas no mundo, que é voltada especialmente para aqueles que apontaram caminhos e que, sob vários aspectos, deixaram obras definitivas. Aproveito mais um feriadão para iniciar a publicação por aqui.
Ainda que em meu trabalho jornalístico na área cultural eu tenha escrito, diversas vezes, sobre artes plásticas, obviamente não me considero um especialista no tema. Para garantir que os perfis tenham conteúdo e gerem no leitor a vontade de se aprofundar na vida e obras dos retratados, foi necessário me cercar de fontes e ter o olhar atento para aquilo que provoca emoção no público.
Assim como nas outras séries, a previsão é de chegar a 50 perfis, entre os grandes nomes desde a antiguidade até o pós-modernismo, além de cinco perfis bônus que, a princípio, tratarão mais especificamente de escultores. Há, também, nomes brasileiros e não há a pretensão de esgotar o tema ou produzir uma lista “definitiva” de nomes.
A série MESTRES DA ARTE vai ser publicada no site, assim como outras que já surgiram por aqui, provavelmente sem grande regularidade, ao sabor da produção dos textos e do espaço na agenda. A reprodução dos textos é autorizada, desde que citada a fonte e a autoria. Um dia pretendo reunir os perfis dessa série em livro mas, digamos, há pelo menos outros seis livros mais adiantados, em produção. Paciência é tudo neste trabalho.
Deixo abaixo a lista com os nomes e links para os textos que tiverem sido publicados. Comente e compartilhe!