O mês de setembro ainda não terminou, e mais uma atividade superinteressante foi proporcionada pelas comemorações do aniversário de 213 prédio histórico em que funciona a Casa de Cultura e pelos 128 anos de Heloísa Alberto Torres. No dia 27, participei de uma visita técnica ao Museu de Astronomia e Ciência Afins, juntamente com o gestor da Casa de Cultura, Alan Mota, a chefe de Acervo Aurora Ribeiro e o coordenador de Mídias Gabriel Matos. Fomos acompanhar, in loco, os progressos do trabalho de classificação, higienização, restauro e digitalização do acervo de Heloísa Alberto Torres.
Recebidos pelo historiador José Benito Yarritú Abellás, verificamos as condições de armazenamento do acervo - em área extremamente segura, climatizada e ordenada - assim como conhecemos o laboratório onde o material é recebido para higenização e restauro. O MAST, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, sofrendo das mesmas dificuldades que os demais museus brasileiros - como a falta de pessoal e de verbas - tem feito um trabalho primoroso, que garantirá às novas gerações o acesso ao trabalho da eminente antropóloga e, especialmente, de sua atuação à frente do Museu Nacional e em órgãos como o IPHAN, a Funai e o Conselho Nacional de Proteção ao Índio.
Vale lembrar que, durante os anos de pandemia, o MAST sofreu também com as contingência do home-office e do distanciamento social. A expectativa da equipe é que toda a classificação do acervo de Heloísa esteja pronta até o final deste ano. Há, ainda, uma quantidade menor, porém significativa, do acervo do pai, Alberto Torres, que governou o Rio de Janeiro e foi ministro do STF, e da irmã de Heloísa, a genealogista Maria Alberto Torres.
No trabalho como coordenador de Patrimônio, Acervo e Memória da Casa de Cultura, garantir que este acervo seja bem cuidado, para ser disponibilizado para consulta em breve, é uma das minhas principais atribuições. Fico feliz em constatar que tudo está correndo da melhor forma possível.
A visita terminou com um tour pelo Observatório Nacional, onde a exposição 200 Anos de Ciência no Brasil encanta por sua diversidade e riqueza de detalhes.
DEIXO AQUI O LINK PARA O ÁLBUM DE FOTOS DA