William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
03/11/2022 22h00
EXPOSIÇÃO SOBRE A FAMÍLIA ALBERTO TORRES

Em setembro, quando se comemorou o aniversário da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (212 anos do sobrado histórico que fica em Itaboraí), tive o prazer de escrever os textos para uma exposição que retratou a família que está na origem desse que é o principal centro cultural da região: a família Alberto Torres. Isso porque o nome público do pai, o jurista e político Alberto (de Seixas Martins) Torres, acabou se tornando sobrenome dos filhos, a se destacar as irmãs Heloísa e Maria Alberto Torres, que doaram a casa e seu acervo de valor inestimável ao IPHAN.

Se o pai, ao longo de duas décadas de vida pública, foi deputado estadual, federal, ministro, governador do Rio de Janeiro e ministro do STF, em uma trajetória meteórica, além de ter sido um fundamental pensador nacionalista no Brasil, suas filhas tiveram uma presença importante nas ciências sociais, em especial Heloísa Alberto Torres, antropóloga, primeira mulher a dirigir o prestigiado Museu Nacional, entre os anos de 1937 e 1955. A irmã mais velha, Maria Alberto Torres, trabalhou ao lado de Heloísa, com sua dedicação e capacidade de organização, além de ter sido pesquisadora na área de genealogia.

Como é possível perceber por este site, contar histórias de vida é algo que me realiza como jornalista e escritor. Os pequenos perfis biográficos que publico são uma tarefa a que me dedico, mesmo quando não há tempo ou condições de fazê-lo. Várias séries de perfis planejadas, algumas começadas, são uma ocupação para a capacidade de pesquisa e de síntese textual.

No caso da exposição sobre a família Alberto Torres, parti de perfis que já havia produzido para uma série de folders, ampliando o material e as referências, no caso de Alberto Torres e Heloísa, ou condensando, como foi o caso dos banners sobre Maria Alberto Torres. Recentemente, outros banners foram encomendados, para uso em atividades externas da Casa de Cultura ou para complementar o material da exposição.

É uma grande satisfação poder produzir este material, como coordenador de Patrimônio, Acervo e Memória da Casa de Cultura, contando com a orientação e a produção executiva do gestor da Casa, Alan Mota, além do apoio da curadora e mais antiga funcionária da Casa, Aurora Ribeiro, do parceiro de tantos projetos, o designer Fernando Queiroz, e de todos os colegas da equipe da instituição.

Se você tiver curiosidade, publico em forma de fotos os banners, que você pode acessar através do link abaixo e ver na mesma ordem em que ocuparam o hall e o salão da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.

 

EXPOSIÇÃO SOBRE A FAMÍLIA ALBERTO TORRES

Publicado por William Mendonça
em 03/11/2022 às 22h00