Postamos aqui no site o link para a reprodução da live “A preservação e a relevância do Acervo de Heloísa Alberto Torres”, que foi ao ar no dia 25 de março de 2021 pelas redes sociais da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, de Itaboraí. A live apresenta à comunidade o trabalho que está sendo realizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para a preservação do legado documental da antropóloga Heloísa Alberto Torres, primeira mulher a dirigir o Museu Nacional.
O acervo, que foi doado ao IPHAN em vida por Heloísa e pela sua irmã Maria Alberto Torres, juntamente com o imóvel histórico de 210 anos, onde hoje funciona a CCHAT, está sendo organizado pelo MAST. O responsável por este trabalho, o tecnologista em C&T, bacharel em História e mestre em História Política pela UERJ, José Benito Yárritu Abellás, apresenta nesta Live um quadro do que já foi realizado e do que ainda está em curso, com a mediação do jornalista William Mendonça, coordenador de Patrimônio, Acervo e Memória da CCHAT.
Quer saber quem foi Heloísa Alberto Torres? Então, se ligue nos dois perfis escritos por William Mendonça sobre esta atropóloga fundamental para as ciências sociais brasileiras, que legou a Itaboraí-RJ a Casa de Cultura que leva o seu nome.
HELOÍSA ALBERTO TORRES - Pioneira das ciências sociais brasileiras
HELOÍSA ALBERTO TORRES e sua trajetória em defesa dos povos indígenas