CAPITÃO AMÉRICA
Depois de desbancar Harry Potter em sua estreia no Estados Unidos – que aconteceu uma semana antes do Brasil – o filme “Capitão América: O Primeiro Vingador” chega por aqui também para rivalizar com o último episódio da saga do bruxo adolescente, que foi visto por quase 4 milhões de brasileiros até o último dia 24. O filme, que finalmente trata no cinema o herói mais identificado com os Estados Unidos, primeiro sucesso da Marvel Comics lá nos anos 40, como ele merece. A super-produção custou US$ 140 milhões, com cópias em 3D, a onda do momento. O diretor Joe Johnston (de “Jurassic Park III” e “Jumanji”) não decepciona neste moderno filme de ação. O ator Chris Evans sai da pele do Tocha Humana, do Quarteto Fantástico, para encarnar Steve Rogers - voluntário num projeto secreto para a criação de um supersoldado, o Capitão América. No elenco ainda estão o sempre ótimo Tommy Lee Jones, o eterno agente Smith de Matrix, Hugo Weaving, e Samuel L. Jackson. O filme prepara terreno para outro, que é aguardado pelos fãs da Marvel, que reunirá todos os Vingadores.
RINGO STARR
Depois do sucesso de Paul Mcartney, que precisou até fazer show extra no Rio de Janeiro, o ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr, pelo visto se animou e decidiu vir ao Brasil. Os shows de Ringo e sua All Starr Band vão acontecer em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Ringo, que pouco cantava nos Beatles e teve apenas alguns êxitos esporádicos fora do quarteto de Liverpool, deverá ainda assim mobilizar boa quantidade de fãs da banda, até porque é um dos únicos dois ex-Beatles vivos. É o caso do "depressa antes que acabe". A turnê vai começar no dia 10 de novembro, no Ginásio do Gigantinho, em Porto Alegre, dias 12 e 13 de novembro, no Credicard Hall, em São Paulo, 15 de novembro, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, dia 16 de novembro em Belo Horizonte, no Chevrolet Hall, dia 18 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília e, dia 20 de novembro, em Recife, no Chevrolet Hall. Os ingressos estão à venda desde o dia 18 pelo telefone 4003-5588 e pelo site www.ticketsforfun.com.br, além de pontos de vendas pelo Brasil.
FESTIVAL DE GRAMADO
Começa na próxima sexta-feira, dia 5, o mais popular dos festivais de cinema do Brasil – o Festival de Gramado. É a 39ª edição do evento, que sempre apresenta um bom painel das produções cinematográficas da América Latina, além de filmes nacionais. Neste ano, são 50 filmes em competição, incluindo títulos de países como México, Colômbia, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Argentina e Chile. Os longas nacionais da mostra competitiva são “As Hiper Mulheres”, de Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro, “O Carteiro”, de Reginaldo Faria, “Olhe pra mim de novo”, Claudia Priscilla e Kiko Goifman, “País do Desejo”, de Paulo Caldas, “Ponto Final”, de Marcelo Taranto, “Riscado”, de Gustavo Pizzi, e “Uma Longa Viagem”, de Lúcia Murat. Na abertura será apresentado o filme “O Palhaço”, dirigido e protagonizado por Selton Mello, que recentemente ganhou quatro prêmios no festival de Paulínia, incluindo o de melhor diretor.
.
CLÁSSICOS ON-LINE
Heloísa Fischer, fundadora e diretora de VIVAMÚSICA!, está mixando e disponibilizando sets de música clássica na internet. Ela criou o programa chamado "Um quarto de hora", que fica armazenado em
http://helofischer.podomatic.com. Como o nome indica, "Um quarto de hora" tem sequências musicais com cerca de 15 minutos de duração - algumas com mais, outras com menos. A idéia bem interessante de Heloísa é oferecer sets de clássicos com um toque de música pop e vinhetas com sons brasileiros. Os podcasts podem ser ouvidos on-line, ou baixados para audição no computador, mp3 player ou celular. Heloísa Fischer começou a vida profissional em rádio, aos 18 anos, em 1985. Trabalhou em emissoras de música pop até 1993, quando foi coordenadora de programação da rádio Opus 90 FM do Rio de Janeiro. No ano seguinte, fundou a revista VIVAMÚSICA!, que sempre teve presença em rádio. Atualmente, é comentarista da CBN, onde fala sobre grandes compositores e traz uma discoteca básica da música clássica, e MEC FM do Rio de Janeiro, além do canal "Clássicos Vivamùsica!", a bordo de todos os voos nacionais e internacionais da TAM.
CINEMA UNIVERSITÁRIO
Está rolando desde quinta, dia 28, o Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU). Esta é a 16ª edição do festival, que é o maior exibidor de produção audiovisual universitária brasileira e estrangeira no país. Neste ano, a Mostra Competitiva Nacional vai exibir 42 curtas. O festival recebeu inscrição de mais de 700 curtas de todo o Brasil e de outros países. As sessões são gratuitas e serão realizadas no Centro Cultural Correios e na Caixa Cultural, no Rio, até o dia 7 de agosto. Para os interessados na produção de filmes e no julgamento que acontece nos festivais de cinema, ao fim das sessões serão promovidos debates com o júri. Para mais informações, acesse o site do festival:
http://fbcu.com.br/.
BRASIL FEMININO
A Biblioteca Nacional apresenta um exposição dedicada à produção literária e a importância social das mulheres no país. A mostra Brasil Feminino traz 150 documentos raros, além de fotos, pinturas, jornais e revistas. Entre as personalidades que fazem parte da mostra estão Clarice Lispector, Zilda Arns e Patricia Galvão, a Pagu. A exposição, que tem entrada franca, pode ser vista de segunda a sexta, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h, na Biblioteca Nacional, que fica na Rua México, sem número, Centro.
BRITNEY DE VOLTA
Foi anunciado nesta semana que a cantora pop Britney Spears, depois de dez anos, fará uma nova apresentação no Rio de Janeiro. A primeira, que aconteceu há dez anos, na última edição do Rock in Rio, foi muito criticada, pela utilização de playbacks. A volta da cantora, que passou por crises pessoais e artísticas durante esse período, será com o show da turnê Femme Fatale, seu disco mais recente, marcado para 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, na Praça da Apoteose. A passagem de Britney pelo Brasil terá ainda outro show, no dia 18 de novembro, em São Paulo, na Arena Anhembi. De acordo com a A Time 4 Fun , que promove o evento, Britney vai cantar 21 de seus grandes sucessos.
PRETAS POR TER
O Teatro Municipal João Caetano, de Itaboraí, recebe neste fim de semana a comédia “Pretas por ter”, que está em cartaz há 10 anos e já foi assistida por mais de 300 mil pessoas. O texto de Alberto Damit, montado pela Companhia Baiana de Risos, traz os atores Everton Frank, Weslley Brito e o cantor Xanddy (ex-Harmonia do Samba), que entra em “off” como o diretor, conta os conflitos entre duas mulheres - uma professora conservadora, ortodoxa e cheia de manias pedagógicas ultrapassadas e uma orientadora disciplinar popular, negra e consciente. As situações inusitadas que acontecem em sala de aula e a luta pessoal e ideológica entre as duas são tratadas com humor rasgado, que leva o público a constantes gargalhadas. O espetáculo será apresentado de sexta a domingo, às 20h30, com ingressos a R$ 20. O Teatro João Caetano de Itaboraí fica na Praça Marechal Floriano, no Centro.
THE WHO
Que surdo, que nada! Pete Towsend, o guitarrista do The Who garantiu que a banda continua em atividade e que, em 2012, vai fazer uma excursão mundial apresentando ao vivo o álbum “Quadrophenia”, um dos clássicos da banda. Os rumores do fim definitivo – sim, porque a banda já teve vários shows de despedida, mas sempre volta – ficaram mais forte depois de um show realizado há quatro meses, quando os problemas auditivos do guitarrista começaram a atrapalhar seriamente os shows. Aos 66 anos, Towsend é a alma do Who e a possibilidade de que a banda continuasse sem ele, apenas com o vocalista Roger Daltrey dos integrantes originais, nunca foi levada realmente a sério. O próprio Daltrey chegou a declarar que o guitarrista estava completamente surdo – provavelmente por conta do título de “mais barulhenta banda do rock”, que o Who recebeu nos anos 60. Mas Towsend, mesmo admitindo que quando ouve música alta fica com zumbido no ouvido, disse que vai continuar, afinal, segundo ele, “não ficamos todos?”. Resta aguardar que, na onda das grandes apresentações internacionais no Brasil, The Who e seu “Quadrophenia” aportem por aqui em 2012.
JOHN CARTER DE MARTE
Todo mundo conhece Tarzan. Mesmo quem nunca tenha lido um só livro da série escrita por Edgard Rice Borroughs, certamente já topou com séries de TV, filmes de bom nível como “Greystocke” (1986) e outros não tão bons, além de desenhos animados. O que pouca gente conhece é o “irmão” de Tarzan, ou melhor, outro herói criado por Borroughs, que vive suas aventuras em um lugar bem diferente da selva africana. John Carter é um dos primeiros heróis espaciais, dentro de um gênero de ficção científica que se convencionou chamar de “space opera”. É precursor de Flash Gordon e Buck Rogers e, mesmo com um visual que muitas vezes lembrava um guerreiro do tipo Conan (outro que veio depois), John Carter foi para Marte pela pena de Borroughs, vencer uma guerra civil, casar com uma princesa, etc, etc. Desde 1931 que se tenta produzir um filme com o personagem, mas agora vai. A Disney, a Pixar e o produtor Jerry Bruckheimer (de “Piratas do Caribe” e “Príncipe da Pérsia”) estão finalizando uma super-produção, com estreia prevista para 2012. John Carter será encarnado por Taylor Kitsch (o Gambit de “X-Men Origens”), com Willen Dafoe e direção de Andrew Stanton (de “Wall-E”, “Procurando Nemo” e “Vida de Inseto”). Ou seja, a partir do ano que vem, você vai saber que é John Carter – a menos que procure um livro de Borroughs antes. Vale a pena.