William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
12/11/2009 18h00
SALADA CULTURAL 12/11/2009
SALADA
Como já tive a oportunidade de anunciar no jornal REAÇÃO, será inaugurada neste mês a locadora, lanchonete e lan house SALADA CULTURAL – um local onde eu e minha família vamos unir algumas paixões comuns, como filmes, música, literatura, comida e Internet. A idéia é que a SALADA CULTURAL, ao longo do tempo, se transforme em um pequeno centro cultural no bairro de Duques, em Tanguá, onde, de fato, as opções são poucas. Além da vídeo-locadora e do acesso à Internet, vamos disponibilizar grande parte do nosso acervo de 3 mil livros (10% deles para crianças), para pesquisa ou simplesmente para diversão. Por conta disso, a coluna cultural de O VERBO, jornal que criei e estou reativando a partir desta edição, assume o mesmo nome e pretende manter o mesmo conteúdo eclético.

DINHO OURO PRETO

Uma das pessoas mais legais do rock brasileiro é, sem dúvida, o cantor Dinho Ouro Preto (foto), do Capital Inicial. Por isso, causou ainda mais espanto o grave acidente que ele sofreu durante show da banda na cidade de Patos de Minas. Dinho caiu de costas do palco, numa altura de três metros, batendo com a cabeça. As fotos que circularam na Internet, mostrando o cantor todo ensangüentado, e a falta de maiores informações, fizeram muita gente crer que Dinho iria engrossar a já extensa lista de tragédias do rock nacional mas, aparentemente, apesar na gravidade e de ainda estar recebendo tratamento intensivo, ele vai escapar dessa.

LÉVI-STRAUSS

O antropólogo Claude Lévi-Strauss, que faleceu no início do mês aos 100 anos, tinha uma grande relação com o Brasil, que foi o local de suas mais importantes pesquisas e expedições. Recentemente, foram descobertas correspondências entre ele e a antropóloga Heloísa Alberto Torres, da década de 30, quando ela era diretora do Museu Nacional. Sua morte foi manchete em vários dos principais jornais do mundo, primeira página do Le Figaro e do Le Monde (maiores jornais franceses) e um extenso obituário no New York Times. Pena que o Consulado Francês no Rio, poucos dias antes do falecimento de Claude Lévi-Straus, não via “tanta importância nem motivo para tantas homenagens” para esse homem de cultura.

PATRIMÔNIO IMATERIAL
O Departamento de Patrimônio Imaterial e Difusão Cultural, ligado à Casa de Cultura de Itaboraí, faz um trabalho importante de resgate e valorização de todas as manifestações ou, como preferem os técnicos hoje em dia, referências culturais – a dança, o teatro, a folia de reis, a capoeira, as quadrilhas de festa junina, e muitas outras. O Departamento tem participação importante em eventos como o que vai marcar o Dia do Samba, em 2 de dezembro, no qual serão premiados diversos nomes de destaque no samba itaboraiense. Dirigido por Allan Motta, professor de dança que está mostrando empenho e eficiência em sua primeira experiência na administração pública, o Departamento coloca no ar no início de novembro o blog da Casa de Cultura (casadeculturaheloisaalberto torres.blogspot.com) e leva a Casa ao Orkut e ao Twitter. Além disso, está cadastrando os artistas da cidade, para obter um quadro atual da produção cultural na cidade. Allan Motta pede que se você, leitor desta coluna, trabalha com alguma atividade artística, cultural ou folclórica em Itaboraí, procure o Departamento de Patrimônio Imaterial, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, que funciona diariamente das 9 às 17 horas.

INCONSCIÊNCIA

A Ampla “empurrou” para Itaboraí um projeto que seria realizado em Búzios, mas que foi cancelado por lá. Como eram atrações interessantes do ponto de vista cultural, o projeto “Consciência Ampla” seria até interessante para a cidade, não fosse a forma atabalhoada como foi realizada. Primeiro, a Ampla impôs certos locais, como a realização de palestras no Teatro Municipal e não na Casa de Cultura. Segundo, a escolha de datas foi péssima, realizando um evento de grande porte no meio dos feriados do Dia do Servidor Público e do Dia de Finados. Terceiro, pela má divulgação entre quem teria maior interesse em participar, como professores e pesquisadores, estudantes e gente ligada em cultura. Roberto da Matta, Marina Colassanti e Ferreira Gullar – intelectuais de renome nacional – falaram para meia dúzia de gatos pingados. Até os shows tiveram menos público do que a tradição de grandes eventos que Itaboraí formou nos últimos anos. É a velha história: o que começa mal, geralmente, não acaba bem.

DESTAQUES:

PEDRA BONITA
Tanguá tem um novo espaço para shows, o Restaurante Pedra Bonita, que fica no posto de gasolina do mesmo nome, em frente ao viaduto no Centro da cidade. É um espaço bem transado, com atendimento de qualidade e preços que não assustam ninguém, por onde já passaram artistas como Sheila Sá e banda Quatro Estações e a dupla Gilson e Marizete.

SKATE ROCK
Dois eventos que já viraram tradição em Itaboraí, pela grande mobilização dos jovens, estão confirmadíssimos: o Skate Rock, que terá sua 18ª edição em novembro, e o Dia de Luta Contra a Aids, que, como sempre, vai rolar em 1º de dezembro. Vale destacar o pioneirismo dessas iniciativas, que surgiram no início da década de 90 pelo empenho de Sérgio Espírito Santo e amigos, numa época em que os skatistas eram de certa forma marginalizados e em que falar sobre Aids ainda era um tabu na cidade.

INSTANTÂNEOS

O lançamento do livro "Instantâneos do Passado" será dia 12 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas, com apresentação da Orquestra de Cordas da Grota, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí. Entrada franca.

(Coluna publicada no jornal O VERBO, de Tanguá / Itaboraí, em 12 de novembro de 2009)
Publicado por William Mendonça
em 12/11/2009 às 18h00