William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
05/11/2009 15h01
UM LIVRO PARA A HISTÓRIA
Itaboraí lança livro “Instantâneos do Passado”
e resgata seu patrimônio histórico e arquitetônico

 
   A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, vai receber dois grandes presentes na Semana da Cultura. No dia 12 de novembro, acontecerá o lançamento do livro “Instantâneos do Passado”, que resgata o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, através do acervo fotográfico que fez parte de exposição com o mesmo nome, realizada em 1992. No mesmo dia, será inaugurado o novo jardim da Casa de Cultura, trabalho realizado pela Fundação Jardim Botânico do Rio, através de uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
   O livro “Instantâneos do Passado” reúne as fotos de Marlus Suhet, Ronaldo Soares e Márcio Soares, que integraram uma exposição que marcou época na cidade, realizada em 1992. Na ocasião, os jovens fotógrafos percorreram locais importantes para a história da cidade, muitos deles mal conservados e até mesmo abandonados, para fazer um registro quase poético daquele momento. Havia o medo de que muita coisa fosse irremediavelmente perdida em pouco tempo, o que transformou o trabalho em um importante documento histórico para Itaboraí.
   Produzido por Sérgio Espírito Santo, atual gestor da Cultura no município, com o design gráfico da elogiada profissional Fernanda Villa-Lobos e textos do jornalista William Mendonça, o livro surge no momento em que Itaboraí volta ao noticiário do Rio por receber o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que vai gerar mais de 200 mil empregos e está em fase de implantação. “O trabalho acabou adquirindo uma relevância maior por ter sido pioneiro e por registrar prédios do período colonial e ruínas de quatro séculos, como a do Convento de São Boaventura”, relembra Marlus Suhet, que foi o idealizador da exposição original.
   O novo jardim da Casa de Cultura é o resultado de uma solicitação de Sérgio Espírito Santo ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que visitou o município na Semana do Meio Ambiente, em junho. Foram plantadas dezenas de mudas, doadas pelo Laboratório Social da Fundação Jardim Botânico, e feita poda das várias árvores do local. O projeto buscou aproveitar ao máximo o que já existia, como bancos e até restos de um portal antigo que estavam largados em um canto do jardim, por se tratar de um prédio histórico. “O principal cuidado nesta revitalização foi o de preservar a disposição original dos canteiros e dar destaque a flores, para realçar a beleza do local”, explica o coordenador técnico do projeto, Ney Alves Ferreira.
   O evento ainda terá a presença da Orquestra de Corda da Grota, de Niterói, em apresentação que acontece às 18 horas. A entrada é franca. Maiores informações na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, tel.: 3639-2022.

(Os leitores mais atentos devem ter percebido que participei do projeto do livro e também sou o autor deste press-release)
 
Publicado por William Mendonça
em 05/11/2009 às 15h01