A RÁDIO NOJENTA & OITO surgiu no início de 1988, talvez como um veículo para um grupo de amigos exercitar a criatividade, talvez por influência do humor besteirol, que ganhava espaço, ou, quem sabe, por absoluta falta do que fazer mesmo.
Os artífices dessa bagunça sonora, que rendeu cinco programas, mais o impagável “link” entre a Nojenta & Oito e a Rádio Além Paraíba, foram Ricardo Mann – que além de tudo, ainda cedia a casa, o equipamento, os discos, e tudo mais, para o nosso trabalho – Márcio Peixoto e William Mendonça. O nome, claro, é uma "homenagem" à Rádio 98 do Rio de Janeiro, uma FM popular e, até por isso mesmo, cheia dos clichês que a gente queria satirizar.
Como este evento completa 20 anos, e seus autores estão chegando aos 40 anos (o Ricardo primeiro – he, he, he! – neste 23 de agosto), resolvi incluir alguns quadros aqui no site. Como todo humor besteirol, não há nada politicamente correto por aqui. Em breve, outros quadros virão e, espero que ainda no mês de setembro, quando este site completa seu segundo aniversário, apresentar em e-book o texto de RÁDIO NOJENTA & OITO – A PEÇA.
A idéia de levar a Rádio Nojenta & Oito para o teatro não é nova. Em meados da década de 90, cheguei a esboçar alguma coisa, mas nada de concreto. O problema é que o humor besteirol – muito ligado às vidas dos amigos e aos fatos da época – caducava com o tempo. Não dá para escrever uma comédia shakespeariana, deve ser quase um show de humor, com piadas que possam ser renovadas, esquetes, etc. O projeto foi sendo adiado várias vezes, até que chegasse à fórmula da transposição do texto para rádio (com sua necessária renovação) para o teatro.
Tenham a certeza: nunca foi tão engraçado fazer uma comédia! Espero que vocês se divirtam como nós.