William Mendonça
POESIA, PROSA, MÚSICA E TEATRO
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
03/08/2008 10h00
BALAIO GERAL (03/08/2008)

LÉO E BIA
O menestrel Oswaldo Montenegro, conhecido por sucessos como “Bandolins”, “Agonia” e “Lua e Flor”, além de seus trabalhos no teatro, agora se aventura também no cinema. Um dos seus musicais, “Léo e Bia”, vai ser levado à telona pelo próprio Oswaldo, em sua primeira experiência como diretor. A música tema já um clássico da MPB, com quase trinta anos de vida, e o musical teve uma carreira de grande sucesso no teatro. A história de um amor “no centro de um planalto vazio”, como diz a canção, é uma crônica da Brasília em que Oswaldo viveu parte de sua vida. Vale conferir.

30 SECONDS TO MARS 
Um grupo de rock consciência do mundo em que vive, ao contrário do que possa parecer, não é algo absolutamente comum. Muitos letristas falam mais sobre suas experiências pessoais e sentimentais, relegando os problemas sociais à segundo plano. E mesmo o protesto, que é parte do estereótipo do rock, muitas vezes é vazio. A geração pós-anos 90, especialmente no Brasil, parece meio alienada. Lá fora, no entanto, os sopros de consciência continuam existindo. É o caso do 30 Seconds to Mars, grupo liderado pelo ator/cantor Jared Leto (de “Alexandre”), que fala sobre política, preconceito e, de uma forma muito inteligente, sobre ecologia. “A Beautiful Lie” é uma canção rock que une qualidade musical e letra contundente. O disco, de mesmo nome, também surpreende pela qualidade. Depois do ótimo “American Idiot” do Green Day, e do “Meteora” do Linkin Park, é um dos melhores discos de rock dos anos 2000.

SHEILA SÁ
A cantora Sheila Sá está fazendo ótimas apresentações em Tanguá e Rio Bonito. Já esteve em duas vezes na Pizzaria Bonna Massa, o primeiro espaço para shows de MPB e rock acústico em Tanguá, em já esteve na cidade em outras ocasiões sempre levando bom público. Depois, no 9º Encontro Nacional de Motociclistas de Rio Bonito, encerrando o evento no dia 3 de agosto, com seu repertório que traz releituras de sucessos e clássicos do rock e boa música em geral, sempre com interpretações muito marcantes. Já tem uma carreira de sucesso, com apresentações em várias cidades do Estado do Rio, e até em locais bem distantes, como o seu estado natal Amapá. Talvez por ser também advogada, Sheila Sá canta direito (o trocadilho é ruim, mas é a pura verdade). É a voz de maior destaque na música na região e merece vôos mais altos.

RICARDO MANN
Aproveito esta coluna para indicar o trabalho de um compositor que conheço há quase 30 anos – Ricardo Mann. Niteroiense, Ricardo é tecladista desde 1986 e já participou de várias bandas do Rio e Niterói – A Trama, Mosaic (grupo chegou a se apresentar em Tanguá, e contava com o ótimo baterista Cristiano Buriche), bandas de apoio das cantoras Zana Rubim e Ludmilla, entre outras. Há alguns anos, Ricardo decidiu se dedicar principalmente à carreira de compositor, preparando um repertório de alto nível que mescla MPB, com influências da música regional, e rock, em um trabalho altamente original. Suas principais influências são Guinga, João Bosco, Mário Adnet, Joyce, Milton Nascimento e muitos outros compositores brasileiros, mas o tecladista também é ligado no rock progressivo e experimental. Uma amostra do seu trabalho pode ser vista, e baixada gratuitamente, no site www.ricardomann.mus.br. Lá você também encontra algumas das parcerias de Ricardo Mann com este colunista.

ELEIÇÕES
Em período de eleições municipais, vale fazer o lembrete: se você está lendo esta coluna até aqui, é porque se interessa por cultura – então, na hora de votar, por favor, informe-se sobre as propostas dos seus candidatos a prefeito e vereador para a cultura. As cidades da região, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, são carentes de opções de lazer e cultura, o acesso à informação cultural também é restrito. Absurdo maior ainda é que uma cidade como Itaboraí, com 300 mil habitantes e em franco crescimento, não tenha sequer um cinema. Em Tanguá, as ações ficam de certa forma restritas à Estação da Cultura (que já foi um grande avanço), mas está longe do ideal. Há muito por fazer, e isso ficará certamente mais fácil com prefeito e vereadores que tenham o compromisso real de difundir a cultura.

TROVADOR
Foi lançado em julho um CD com gravações originais, e antigas, de Renato Russo – o líder da Legião Urbana – na fase entre a extinção do Aborto Elétrico, lendário grupo de Brasília, e o início de sua banda mais famosa. “Trovador Solitário” reúne gravações de uma fita cassete de 1982, em que Renato canta sozinho, ao violão. O repertório traz os únicos registros de “Anúncio de Refrigerante” e “Veraneio Vascaína”, na voz de Renato, e a versão original de “Eduardo e Mônica”, que tinha mais estrofes e contava outras peripécias do casal que foi imortalizado no segundo disco da Legião. É um documento importante, pois conta a lenda que nesta fase Renato começou a construir o ídolo que viria a se tornar.

ARTESANATO
Considerado por muita gente como uma espécie de “primo pobre” das artes plásticas, o artesanato virou moda – bijouterias, bricolagem, decupagem, caixas, bonecos de panos, etc, estão chegando também às galerias e as feiras de artesanato crescem pelo país. Itaboraí e Tanguá, que têm tradição no artesanato em cerâmica, abrigam um povo de talento que, certamente, poderia receber mais incentivo para desenvolver essa atividade. O artesanato pode se tornar uma importante fonte de renda para famílias, e até chegar a ter um peso grande na economia de uma cidade (como acontece em locais do Nordeste, por exemplo). Além disso, é uma opção interessante para quem está fora do mercado de trabalho e tem talento. Quem procurar, encontrará cursos de qualidade. É uma atividade artística com grande potencial econômico e de inclusão social, que merece maior atenção e apoio por parte das autoridades.

TURISMO NA BAÍA
Esta coluna dificilmente recomenda roteiros turísticos, já que o colunista é uma espécie de eremita e dificilmente viaja. Mas vai aqui a dica de um ótimo passeio: o roteiro turístico pela Baía de Guanabara, oferecido pela Barcas S.A.. Por um preço razoável (R$ 12,00) você pode desfrutar de um passeio de barca de duas horas e meia visitando os principais pontos turísticos da Baía, vendo paisagens de cartão postal. A guia Vanderly, uma das idealizadoras do projeto que já tem sete anos, apresenta informações históricas e curiosidades sobre os locais visitados. A barca sai de Niterói, às 9:30 h dos domingos, e depois de pegar passageiros no Rio de Janeiro, começa a viagem turística – Enseada de Botafogo, Urca, Pão de Açúcar, fortalezas do Rio e de Niterói, passando pela entrada da Baía de Guanabara, orla de Niterói, vão central da Ponte Rio-Niterói, e muito mais. O clima da viagem é festivo e o programa é ótimo para toda a família.

(Coluna publicada no jornal O ALERTA, de Itaboraí.)

Publicado por William Mendonça
em 03/08/2008 às 10h00